Cardoso - Passarouco

COMPRAR

 

 

Biografia em baixo

Cardoso

Cardoso

acardoso.prof@gmail.com - Telef: 966320613 - https://www.facebook.com/toze.cardoso

António José Marques Cardoso, nasceu em Mação, Portugal, em 1961. Vive actualmente em Alcochete.

Professor, investigador e artista plástico.

Formação Académica: Frequência da Escola de Artes Decorativas António Arroio e do Curso de Malabarismo do Chapitô; Terceiro ano do curso de Design/Pintura, ESBAL; Bacharelato em Design Gráfico, pela Universidade Lusófona; Licenciatura em Comunicação Educacional – Gestão de Informação, pela ESE de Setúbal; Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, pelo Instituto Politécnico de Tomar.

Formação profissional: Outros cursos profissionais, maioritariamente na área das artes gráficas, webdesign e Formação de Formadores.

Além de professor de Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica e Artes Visuais, exerceu, ainda, o cargo de Formador do IEFP: Disciplinas de “Desenho de Comunicação e Publicidade”, “Desenho Gráfico e Teoria do Design” e “Prática Simulada de Comunicação”.

Trabalhou em várias agências de publicidade executando catálogos, capas de livros, cartazes e vários outros trabalhos na área do design gráfico e web design.

Exerce actualmente a função de Professor Bibliotecário na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos, Lisboa, cumulativamente com a função de professor de Educação Visual.

Exerce, também, a função de formador de professores do ensino superior na área de comunicação interactiva na Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola.

Exerce, ainda, actividades de gestão cultural como curador de várias galerias de arte e exposições pontuais, assim como de actividades temáticas anuais e sazonais, de onde se destaca a direcção artística da galeria “Evoca”, em Alcochete e participação na direção artística da galeria Espaço ABC do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.

Costuma participar, como orador convidado, em conferências e colóquios sobre educação, turismo e património cultural, sendo a sua especialidade as áreas de Educação Artística e Património Imaterial.

Participa, regularmente, em encontros de actividades relacionadas com gastronomia e vinhos, tendo o Curso de Prova de Vinhos – Nível I, II e III (Final), pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Escreve regularmente artigos para vários órgãos de comunicação social sobre património, arte e turismo cultural, tendo publicado, também, vários livros sobre estes temas, dos quais se destacam os seus últimos livros “Turismo Cultural – Símbolo, Mito e Património Imaterial” e “Rua Património – Crónicas de Mação (colectânea das crónicas com o mesmo nome publicadas no jornal VMT)”, editados pela Interdidáctica.

Em contexto escolar costuma ser responsável por: Clube de Fotografia – Núcleo de Artes Plásticas e Circenses – Núcleo de Áudio Visuais (rádio e cinema) – Atelier da Pedra – Atelier do Ferro – Atelier do Vitral – Atelier do Batik – entre outras actividades educativas, tendo, também, desenvolvido e publicado livros, de contos e poesia, escritos conjuntamente entre alunos e autores consagrados, como o poeta José Fanha e o contista Augusto Carlos.

Fez, ainda, parte da equipa que elaborou o projecto das Metas de Aprendizagem para o Ministério da Educação, na área de Educação Artística, sendo responsável pelas Metas e Estratégias de Educação Visual e Educação Tecnológica ( http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/sobre-o-projecto/equipa/ ).

Como artista plástico, expôs pela primeira vez em 1980, na “Colectiva de Artes Plásticas”, no Convento de S. Domingos, em Abrantes. Em 1982 e 1983 expôs no Museu Dr. João Calado Rodrigues, em Mação, respectivamente no “Salão de Inverno de Artistas Maçaenses” e “2º Salão Maçaense de Arte”. Em 1984 inaugura a Galeria do CHPL (colectiva com dois artistas holandeses). A partir desta dada esteve presente, individual e colectivamente, em galerias institucionais e particulares um pouco por todo o país, destacando-se: Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (colectiva); Galeria Artiguidades, Lisboa (colectiva); Galeria Fábula Urbis, Lisboa (individual); Equuspolis (Museu Mestre Martins Correia), Golegã (individual) e, em Maio de 2014, a Galeria do CHPL (individual).

Está representado em várias colecções Institucionais e particulares um pouco por todo o país e estrangeiro.

Desenvolve também, frequentemente, trabalhos na área da escultura, da poesia, do cinema de animação (tendo participado com alunos no “Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação”) e da animação cultural.

URLs: www.acervodemacao.prtg.eu ; www.lisboaocultatur.prtg.eu .