José Pádua - D. Quixote

COMPRAR

 

 

 

Biografia em baixo

José Pádua - Nú feminino em sépia

COMPRAR

 

Biografia em baixo

José Pádua - Nú feminino

COMPRAR

Biografia em baixo

José Pádua - África

COMPRAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia em baixo

José Pádua - Nú

COMPRAR

 

 

 

 

Biografia em baixo

José Pádua

José Carlos Pádua nasceu na Cidade da Beira (Moçambique) em 13 de Maio de 1934, onde viveu até 1977. Em 1966 foi eleito pelo jornal A Tribuna o artista plástico moçambicano do ano, pelo assinalável e multifacetado conjunto de obras que nesse mesmo ano realizou como pintor, decorador, ilustrador e gravador.

Entre 1974 e 1978 trabalhou exclusivamente para a Galeria de Arte R. Ren-nie, Harare, Zimbabwe.

A partir de 1977 passou a residir em Portugal, mantendo no entanto uma forte ligação com Moçambique, onde realizou exposições individuais de pintura em 1996 e 1998.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1979,1980 e 1981, num curso de litografia e gravura em metal.

Em 1980 e 1981 foi distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa com o 2.° e o 1.° prémios, respetivamente, em exposições coletivas sobre temas de Lisboa.

É autor de inúmeras ilustrações em jornais, revistas e livros e de trabalhos na área da escultura e da azulejaria, bem como de murais em cimento em Moçambique (aeroportos do Maputo e da Beira, Banco Pinto & Sotto Mayor, Montepio de Moçambique, Banco de Crédito Comercial e Industrial, Cinema Novocine e piscina do Complexo Desportivo dos Caminhos de Ferro da Beira, assim como em várias residências particulares) e no BankofLisbon&South África em Joanesburgo.

Está representado no Museu Nacional de Artes Plásticas (Maputo), no Museu de Pintura (Beira), no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa) e em várias colecções particulares em Moçambique, Portugal, Espanha, Suécia, Brasil, Canadá, EUA, Reino Unido, Japão, Israel, África do Sul, Zimbabwe, Venezuela, etc. Tem participado em inúmeras exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro.