Lima de Freitas - Infante D. Henrique

COMPRAR

 

 

 

Biografia em baixo

Lima de Freitas - Menina com corda

COMPRAR

 

 

 

Biografia em baixo

lima de Freitas - O abraço

COMPRAR

 

 

 

Biografia em baixo

Lima de Freitas

Considerado por muitos um “Artista Total”, com um importante percurso criativo e humanista na cultura portuguesa contemporânea: pintor, ilustrador, ensaísta e brilhante investigador. Foi membro fundador da CIRET em Paris, a partir de 1992 da Comissão Consultiva junto da UNESCO para a transciplinaridade. Foi ainda Cavaleiro da Ordem duMèrite, França. É autor de ensaios e livros sobre temas de semiótica visual, estética e simbologia, bem como de de inúmeros escritos sobre arte. Participou em inúmeras exposições em vários países e realizou mostras individuais sobretudo em Lisboa, Porto, Setúbal, Paris, Londres, Varsóvia, Aarhus e Copenhaga. Encontra-se representado em numerosas coleções particulares e museus, em Portugal e numa dezena de países estrangeiros.

Lima de Freitas foi um grande pintor setubalense, desenhador e ensaista português que ilustrou mais de uma centena de livros, de que se destacou PORTO DO GRAAL publicado pela editora Ésquilo em Março 2006, com textos e ilustrações de cariz filosófico e esotérico relacionado com a “Alma Lusa” ligada à história oculta de Portugal de que era um profundo conhecedor ou estudioso.

As suas obras de arte revelam um profundo conhecimento da tradição mítico-espiritual portuguesa que através dele se revestem de uma grande riqueza. Autor de inúmeras obras, incluindo murais de azulejos de que se destacam os 14 painéis na estação do Rossio, tudo fora inspirado nos Mitos e Lendas de Lisboa, capital de Portugal  (Porto-Graal),  lugar de Luz ou “Lux-Citânia”, que falta cumprir-se numa Nova Era Universal, a do "V Império" no dizer de Fernando Pessoa ou do  Padre António Vieira.

Mestre Lima de Freitas sabia tudo isso e só poucos entenderam a mensagem que passou nas suas pinturas.  Escreveu também prefácios e publicou diversos textos, tendo sido agraciado com diversos prémios. Foi também um respeitável Mestre da Maçonaria (Regular).