Maria Gabriel - Sem título

COMPRAR

 

 

 

Biografia em baixo

Maria Gabriel - Paisagem fragmentada

COMPRAR

 

Biografia em baixo

Maria Gabriel

Nasceu em Lisboa. Tirou o Curso de Gravura em Lisboa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Obteve frequência da HochschulefurBildendeKunst em Hamburgo. É pintora e gravadora, escreveu de parceria com Alice Jorge o livro “Técnicas de Gravura Artística”. Ilustrou o livro de Teolinda Gerção “História do Homem na Gaiola e do Pássaro Encarnado”. Executou 100 colagens para o livro “Sequências” de Liberto Cruz. Pertenceu ao Conselho Técnico da “Gravura” até 1972. Leccionou Gravura artística. Faz parte do Conselho Técnico da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde começou a expor desde 1963. Pertence à Comissão de Artes Plásticas da SPA.

Exposições individuais (selecção): 1992 Forte de S. Brás, Stª Maria, Açores; 1992 “História trágico-Marítima”, Sociedade Nacional de Belas-Artes; 2000 Museu do Traje.

Exposições colectivas (selecção): 2000/2001 “Mote e Transfigurações” Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa; 2001 III Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, Museu de Amarante; 2002 VII Bienal de Artes Plásticas da Cidade do Montijo, Prémio Vespeira.

Prémios e distinções: 1990 Prémio de Artes Plásticas, João Hogan; 1997 Prémio da IV Bienal da Artes do Sabugal; 1999 Prémio em Gravura 20 anos da Cidade da Amadora.
Está representada na Secretaria de Estado da Cultura, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente e Sécil (Lisboa).