Raquel Oliveira - Touros na lezíria

COMPRAR

 

 

 

 

 

Biografia em baixo

Raquel Oliveira

Nasceu em Leiria. Curso de pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto.Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.Pós-graduação em História de Arte na Universidade Nova de Lisboa.

De 1980 a 1982, foi bolseira do Instituto Nacional de Investigação Científica a fim de elaborar um estudo sobre a obra da pintora Josefa d'Óbidos. Em 1981, foi subsidiada pela Fundação Calouste Gulbenkian para realizar um trabalho de pesquisa em Portugal e no estrangeiro destinado ao inventário da obra da mesma pintora. Em 1986/1987, foi equiparada a professora adjunta do Ensino Superior Politécnico. De 1992 a 1995, realizou seminários no domínio da História de Arte, Movimento e Expressão Plástica.

Participou em exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha e Brasil.

REPRESENTAÇÕES:

Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa - Ministério da Cultura, Lisboa - Ministério da Defesa, Lisboa - Caixa Geral de Depósitos, Lisboa - Centro de Estudos Judiciários, Lisboa - Museu de Setúbal - Coleções particulares em Portugal, Espanha, França, Brasil, Bélgica e Alemanha - Em 1990, executou três cartões de tapeçaria para a Manufatura de Tapeçarias de Portalegre para o Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa - Em 1995, realizou um painel de vidro, em gravura por jato, baixo-relevo, para integrar um espaço arquitetónico - Lisboa.