René Lannoy - A table

COMPRAR

 

Biografia em baixo

René Lannoy - França

Gravador, Lannoy, forjou as suas ferramentas artísticas no atelier de gravura Friedlaender em París. Apaixonado pelo lado exuberante do Grand-Place de Bruxelas, ai trabalhou quase sempre. No entanto, vamos encontra-lo hoje no seu atelier de Gard ou na Corsega. Podemos descobrir aí gravuras, aguarelas e pinturas.

O trabalho de LANNOY viaja entre o academicismo, essencial para uma boa formação, e expressionismo, que pertence à grande tradição goyesca.

Lannoy pertence a uma família de músicos, mas começou a pintar com a idade de 17 anos. Mac Orlan em sua pequena casa em St Cyr sur Morin abriu os seus horizontes sobre a arte em geral. Aprendeu a trabalhar a gravura durante três anos no estúdio de Johnny Friedlaender, em Paris. Frequentava com regularidade o estúdio, no Parc Montsouris, do pintor abstrato Hans Hartung, que o incentivou no caminho do expressionismo figurativo. Frequentou o atelier do gravador e pintor Lucien Coutaud, na Rue Garanciere, que o levou a expor no Salon de Mai. É o crítico de arte Georges Boudaille (Arts, Les Lettres Francaises) que o levou, também, a fazer sua primeira exposição em Paris. René Lannoy torna-se, entretanto amigo do pintor português Júlio Pomar, frequentando o seu atelier em Paris e depois em Lisboa, que o levou a apresentar as suas obras primeiro em Lisboa e depois no Porto e que o fez entrar no ateliê de gravura " Gravura" em Lisboa.

Trabalhou, em litografia, com Michel Cassé e Mourlot em Paris. Em 1974, ele passou vários meses no Centro de Gravura Contemporânea de Genebra. Em 1989, atraído pelas obras de Ensor, Permeke e Rops, partiu para fundar a oficina Yonnal LANNOY em Bruxelas, enquanto trabalhava o desenho primeiro na l'Académie Flamande e depois na Académie Francophone d'Anderlecht.

Desde o seu regresso à Bélgica, instalou o seu atelier de gravura numa aldeia no Gard e a seu atelier de pintura na Córsega. Hoje, o seu grande prazer é viajar ao redor do Mediterrâneo e pintar Sevilha, Toledo, Provence, na Riviera Francesa, Veneza, Roma, Volterra.